Quem somos

Quem somos

NOSSA MISSÃO É EDUCAR

CEEB – Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo

O CEEB é um projeto social e educacional sem fins lucrativos ou religiosos que oferece educação integral, voltada para o desenvolvimento humano, a crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santa Inês, Mara­nhão. 

Quando começamos a funcionar, em 2010, havia cerca de 50 estudantes. Hoje, em 2023, atendemos 530 alunos, com idades entre 4 e 15 anos, do Ensino Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

As crianças, para ingressarem no CEEB, são selecionadas mediante critérios socioeconômicos, num processo que envolve entrevistas com os pais e/ou responsáveis e visitas às moradias das famílias. Assim, há a garantia de que o projeto beneficie aqueles que realmente necessitam, numa região já marcada pela forte desigualdade social.

NOSSA MISSÃO É EDUCAR

CEEB – Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo

O CEEB é um projeto social e educacional sem fins lucrativos ou religiosos que oferece educação integral, voltada para o desenvolvimento humano, a crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santa Inês, Mara­nhão. 

Quando começamos a funcionar, em 2010, havia cerca de 55 estudantes. Hoje, em 2017, atendemos 425 alunos, com idades entre 4 e 13 anos, do Ensino Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental. Esse número aumenta a cada ano. Em 2020, a previsão é que o projeto CEEB esteja funcionando em plena capacidade, até o 9º ano do Ensino Fundamental, com 550 alunos.

As crianças, para ingressarem no CEEB, são selecionadas mediante critérios socioeconômicos, num processo que envolve entrevistas com os pais e/ou responsáveis e visitas às moradias das famílias. Assim, há a garantia de que o projeto beneficie aqueles que realmente necessitam, numa região já marcada pela forte desigualdade social.

O CEEB é um projeto da Associação Francisco Cândido Xavier (CNPJ: 11.033.525/001-40), organização filantrópica fundada por pessoas nascidas em Santa Inês e amigos que,  motivados pelo laço afetivo com a cidade e pelas condições sociais do município, escolheram trilhar o caminho da educação a fim de gerar transformações sociais profundas na região.

 

Educação como base da sociedade

projeto CEEB entende a educação como ferramenta para o desenvolvimento dos potenciais humanos de cada criança. Nesse sentido, uma das principais funções do projeto é ser um espaço de vivências, que encorajem o estudante a descobrir e aprofundar suas potencialidades; a ampliar sua autonomia de pensamento e de ação; e a aprofundar, num processo de constante (re) construção, sua consciência sobre si, sobre o outro, sobre a sociedade e sobre o planeta.

Por que existimos?

Para desenvolver os potenciais individuais de nossas crianças, por meio de uma formação integral, artística, científica e humanista, apresentando-lhes outros caminhos possíveis para além da violência, da evasão escolar e da miséria.

Visão de futuro

O CEEB é um projeto em processo. A cada ano, ampliamos o público atendido, a infraestrutura, a equipe e os serviços oferecidos. Também trabalhamos constantemente para aprofundar os mecanismos norteadores de nossa pedagogia e de nossa missão, de modo que consigamos, aos poucos, transcender os portões da escola e:

  • Fomentar o debate sobre educação voltada para o desenvolvimento humano;
  • Constituir um modelo pedagógico; e
  • Mover a comunidade para a consciência de que todos somos educadores.

HISTÓRIA

De volta ao começo

Para contar a história do projeto CEEB é preciso falar de quando ele ainda não era uma ideia estruturada, mas um ímpeto, uma vontade. Desde o início de 2009, um grupo de pessoas nascidas em Santa Inês, atuais residentes de São Paulo, vinha discutindo a possibilidade de se desenvolver um trabalho social e filantrópico em sua terra natal. Eram motivados pelo laço afetivo com a cidade e pelas condições sociais da região.

Diante das características da comunidade de Santa Inês e do estado do Maranhão, eles fundaram uma entidade que pudesse responder a esse anseio por mudança – e assim foi criada a Associação Francisco Cândido Xavier, mantenedora do CEEB. Os fundadores logo concluíram que um trabalho social verdadeiramente transformador deveria trilhar o caminho da educação. Nascia o Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo.

Fundamentados na convicção da importância primordial dos cuidados, orientação e educação na primeira e segunda infância – a fim de que a criança possa ter elementos e estímulos para desenvolver plenamente suas potencialidades humanas –, optou-se por atender crianças a partir de quatro anos, idade em que é possível também iniciar o ensino formal.

Foi dessa forma que se decidiu começar o trabalho no projeto CEEB – pela base. A implantação do projeto começaria em 2010 com 55 crianças no Ensino Infantil e a cada ano ganharia escala, sendo finalizada apenas em 2020.

Eurípedes quem?

Eurípedes Barsanulfo foi um médico e educador da cidade de Sacramento (MG) que, em 1908, fundou o colégio Allan Kardec. Pública, sem seriação, nem distinção por idade ou gênero, a escola criada por Barsanulfo admitia docentes negros, praticava aulas ao ar livre e negava práticas violentas comuns à época, como os castigos e a palmatória. Em seu colégio, que funcionou por dez anos, os principais valores eram a afetividade, a autonomia e o diálogo, que permitiam o desenvolvimento de um processo de aprendizagem ativo.

Batizado com seu nome, o CEEB pretende seguir os passos de Barsanulfo, propondo novas possibilidades na realização da aprendizagem e desenvolvendo, a partir da visão humanista e do cuidado integral, transformações sociais por meio da educação.

Onde estamos

O projeto CEEB atua na cidade de Santa Inês, a 250 km de São Luís, no Maranhão – estado que representa um dos corações da desigualdade social no Brasil.

Maranhão

Dados Gerais (IBGE 2013)
População: 6.794.301 habitantes.
Capital: São Luís
IDH: 0,639 (2º IDH mais baixo do Brasil)
2ª pior nota entre os estados brasileiros no PISA 2013 (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes).
30% de crianças analfabetas até os oito anos de idade, o dobro da média nacional. MEC, 2012
Pior renda per capita média do Brasil, no valor de R$ 360,43. Pnud, Ipea, 2013
Entre 1998 e 2008, a taxa de homicídios juvenis aumentou 514%. Mapa da Violência, 2011

Santa Inês

Dados gerais
População (IBGE 2013): 82.106
IDHM 2010: 0,674 (a média brasileira é de: 0,727)
Eixo estratégico rodoviário e ferroviário no Estado

53% da população é vulnerável à pobreza. PNUD/IPEA, 2013.
51,2% dos jovens com 18 anos ou mais não têm o ensino fundamental completo. PNUD/IPEA, 2013.
5º município maranhense onde se matam mais jovens. Em Santa Inês, há 46,6 jovens assassinados para cada 100 mil habitantes. Mapa da Violência, 2013