Uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento

Uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento

Uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento

MUITO MAIS QUE UMA ESCOLA

Um cuidado integral

projeto CEEB não se restringe somente ao ensino – também procura agir sobre outros aspectos do desenvolvimento da criança. Assim, cuidamos de sua alimentação dentro do âmbito da escola, com três refeições diárias balanceadas, oferecemos todo material pedagógico e atendimento psicopedagógico para ajudá-los em suas dificuldades de aprendizado, e aprofundamos a cada ano o diálogo com as famílias. Além disso, estamos em constante processo de reflexão e aprimoramento da nossa prática, através dos encontros de formação da equipe.

MUITO MAIS QUE UMA ESCOLA

Um cuidado integral

projeto CEEB não se restringe somente ao ensino – também procura agir sobre outros aspectos do desenvolvimento da criança. Assim, cuidamos de sua alimentação dentro do âmbito da escola, com três refeições diárias balanceadas, oferecemos todo material pedagógico e atendimento psicopedagógico para ajudá-los em suas dificuldades de aprendizado, e aprofundamos a cada ano o diálogo com as famílias. Além disso, estamos em constante processo de reflexão e aprimoramento da nossa prática, através dos encontros de formação da equipe.

A alimentação é um aspecto chave do trabalho realizado no CEEB. Oferecemos três refeições diárias para os alunos: o café da manhã, o almoço e o lanche da tarde, incluindo as bebidas e as frutas. O intuito é de estimular, entre os nossos alunos, a adoção de hábitos saudáveis de alimentação. Inclusive, muitas das verduras e legumes que servimos são colhidos na horta que é cultivada de maneira orgânica no próprio terreno da escola. Por meio desta ação, contribuímos para o desenvolvimento físico das crianças, para melhoria dos quadros de subnutrição e para o desempenho escolar, já que uma boa alimentação está diretamente relacionada com a concentração, a coordenação motora e o comprometimento na aquisição e formação do conhecimento.

Pelo perfil dos alunos que selecionamos e pela situação de suas famílias, muitas das nossas crianças apresentam dificuldade de aprendizagem, de atenção e de comportamento – decorrentes de um ambiente pouco estimulante desde a pequena infância – que poderiam se fazer sentir até a vida adulta. Para ajudar aquelas crianças que têm dificuldades, a psicopedagoga acompanha semanalmente a aprendizagem dos alunos, e utiliza técnicas personalizadas conforme as necessidades de cada um. Para isso, atividades de expressão artística e formas lúdicas de aprendizagem são empregadas como ferramentas para resgatar o desejo de aprender do estudante. Além de auxiliar diretamente as crianças, a psicopedagogia no CEEB também trabalha com os professores e com os pais e responsáveis de alunos.

As famílias são beneficiárias indiretas do nosso projeto e devem ter a sua voz nos processos avaliativos da escola. Por isso, anualmente, a coordenação pedagógica do CEEB realiza no mínimo quatro reuniões com os pais e responsáveis, além de encontros individuais que são realizados com as famílias dos alunos com dificuldades. O Serviço de Apoio às Famílias também trabalha de modo conjunto com a Psicopedagogia, com a intenção de aprofundar a visão da importância das famílias no processo de aprendizagem de seus filhos.

No mínimo três vezes ao ano, toda a equipe (incluindo professores, coordenação e funcionários) participa de seminários, nos quais são discutidos o andamento dos projetos da escola, os processos de avaliação e planejamento, e também são feitos estudos e reflexões sobre educação para o desenvolvimento humano – desde técnicas de ensino-aprendizagem, pedagogia interior, valores humanos na educação a temas como neurociência do aprendizado. Tais encontros se constituem como momentos de troca de experiências e são fundamentais para disseminar, dentro da escola, a cultura de que todos somos, ao mesmo tempo, educadores e aprendizes.