CEEB inicia Processo Seletivo para novos alunos

PHOTO-2019-11-25-14-38-13
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vagas são apenas para crianças em situação de pobreza e risco social

O CEEB – Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo inicia na próxima semana o processo seletivo para os alunos que desejam ingressar na instituição. Ao todo, são cinquenta vagas abertas somente para crianças que vão cursar o Pré I (Educação Infantil) a partir do ano que vem e que tenham, portanto, 4 anos ou que vão completar essa idade até 31 de março de 2020. Além disso, o critério principal da instituição é claro: apenas serão aceitas crianças em situação de pobreza e risco social.

De segunda-feira (25) até quarta-feira (27), as famílias interessadas devem ir até o CEEB com os seguintes documentos (original e cópia): Certidão de Nascimento da criança, carteira de vacinação, cartão SUS da criança, CPF e Carteira de Identidade do responsável e comprovante de endereço onde a criança reside atualmente. Os documentos originais são apenas para conferência e serão devolvidos aos responsáveis. O CEEB localiza-se na Rua do Cordeiro, 734, Centro.

O processo seletivo acontece em duas etapas. Nessa primeira fase, o responsável entrega a documentação e fornece informações detalhadas sobre a criança, a família, a moradia e as condições de vida. Na segunda parte do processo, representantes do CEEB visitam as casas das famílias. O resultado é divulgado antes do início das aulas.

O CEEB foi criado para oferecer educação integral gratuita a crianças em situação de vulnerabilidade social em Santa Inês. “Os critérios socioeconômico e de risco social são os principais. Não fugimos dessa regra”, explica Miguel Hadad, um dos gestores da instituição. Segundo ele, é muito importante que esse critério seja respeitado também pelas famílias concorrentes: “Se sua família tem boas condições de vida e se a criança não está exposta ao risco social, não participe do processo seletivo. Deixe a vaga para quem realmente necessita. Ajude-nos de outras maneiras. Somos uma instituição filantrópica que constantemente necessita de apoio e doações”. De acordo com a direção do CEEB, caso o endereço fornecido na pré-inscrição não corresponda à real residência da criança, a família será desclassificada do processo.

Miguel Hadad ainda explica a razão pela qual as inscrições se destinam somente a crianças com 4 anos ou que completam esta idade até 31 de março de 2020. Segundo a Resolução CNE, n. 2 de 9/10/18, art. no 3, parágrafo 3: “as crianças que completam 4 (quatro) anos de idade após 31 de março devem ser matriculadas em creches, primeira etapa da educação infantil”. “Nós seguimos a resolução do Conselho Nacional de Educação e vamos aplicá-la integralmente, sem exceção”, explica o gestor.

O CEEB é um projeto social e educacional que desde 2010 oferece educação integral a crianças de baixa renda na cidade de Santa Inês. Além da grade curricular normal, o projeto oferece três refeições diárias, ensino de inglês, de música, acompanhamento psicopedagógico – tudo sem custo para as famílias. A escola filantrópica é uma iniciativa da Associação Francisco Cândido Xavier, uma organização sem fins lucrativos e sem vínculos políticos. Neste ano de 2019, a escola atende 530 crianças, com idades entre 4 e 15 anos, da Educação Infantil ao 9o ano do Ensino Fundamental.

Desde a fundação do CEEB, um grande desafio tem sido a busca incessante por apoiadores e parceiros para o projeto, cuja existência depende totalmente de doações de pessoas físicas e jurídicas. O CEEB está de portas abertas para todos que queiram colaborar e conhecer a iniciativa.

Mais informações:

Processo Seletivo CEEB 2020 – Primeira Etapa

De 25 de novembro (segunda-feira) a 27 de novembro (quarta-feira)

De 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h30.

Endereço: Rua do Cordeiro, 734, Centro, Santa Inês

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp