Mão na Massa: conheça os projetos dos alunos do CEEB

CEEB19
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As experimentações e projetos sempre fizeram parte do cotidiano e do DNA do CEEB. Em 2014, dois grandes projetos interdisciplinares, definidos em conjunto com os alunos, nortearam as atividades da escola desde a primeira semana letiva. O Ensino Infantil desenvolveu o projeto “Corpo, Saúde, Higiene e Qualidade de Vida” e o Ensino Fundamental, por sua vez, atuou a partir do tema “Preservação e Valorização do Meio Ambiente”. Tais projetos ajudam os alunos a compreender conceitos e permitem o desenvolvimento de uma série de competências, como liderança, criatividade, capacidade de resolver problemas e trabalhar em grupo.

Ao longo do ano, as crianças do infantil trabalharam o tema privilegiando pesquisas, atividades com brincadeiras, expressão artística, música e teatro de fantoches. Também houve a preocupação em engajar as famílias no projeto, com o acompanhamento e orientação sobre vacinação e alimentação.

“A gente percebe as mudanças no próprio dia a dia – as crianças se mostram mais engajadas para manter a sala limpa, comem as verduras e os legumes, incorporam o hábito de escovar os dentes, de lavar as mãos, entre outras coisas. Essa transformação acontece em casa também”, comenta a supervisora do Ensino Infantil, Patrícia Freitas.

Apresentação para a comunidade sobre o projeto – Dramatização
Apresentação para a comunidade sobre o projeto – Canto

Os meninos do 1º e 2º ano se concentraram em pensar formas mais eficientes de descarte e reaproveitamento de lixo, visto que este é um problema que as crianças observaram na própria cidade – não há coleta seletiva de lixo. Por isso, com a ajuda das famílias, as crianças passaram a realizar a separação do lixo na própria casa, selecionando o que tinha potencial de reaproveitamento. Com esses materiais, eles construíram brinquedos e outros objetos para si, para a brinquedoteca e para o CEEB. As atividades ajudaram, inclusive, os educadores a pensar formas criativas de construir materiais para as aulas utilizando o que outrora era visto apenas como lixo.

Brinquedos e espaços brincantes construídos pelas crianças.
Brinquedos e espaços brincantes construídos pelas crianças.
Brinquedos e espaços brincantes construídos pelas crianças.

Todo esse processo culminou em dois momentos de apresentação à comunidade do que foi aprendido e pesquisado. O primeiro ocorreu na ocasião do aniversário da escola, em 22 de agosto, quando as turmas do Infantil e as turmas do 1º e 2º ano realizaram suas apresentações, que envolveram coral, dramatização e exposição dos materiais e brinquedos construídos.  O evento foi noticiado pela imprensa local, nas redes Remanso (Record) e Mirante (Globo). A Matéria da TV Remanso pode ser vista no vídeo abaixo:

Já as turmas do 3º e 4º ano realizaram, em outubro, a 1ª Feira de Ciências do CEEB, apresentando suas pesquisas e experimentações sobre a relação do ser humano e meio ambiente. Para saber mais sobre a Feira, clique aqui.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp