Pedagogia

No CEEB, as aulas não são divididas por disciplinas, mas por eixos de conhecimentos e de saberes interligados, como na figura. Esses eixos estão vinculados às diversas dimensões do indivíduo e nos servem como norteadores do currículo, que não deixa de ter como referência os parâmetros nacionais.

As aulas são, majoritariamente, experimentais e nem sempre estão circunscritas ao espaço da sala. Nosso intuito com isso é auxiliar e fomentar a curiosidade e autonomia do educando, enfatizando a observação, as hipóteses, as dúvidas e a percepção do aluno como ponto de partida para o ato de aprender. Cada educando é um pesquisador em essência, se possui autonomia para buscar e construir o conhecimento.

O conteúdo das aulas é trabalhado de modo transdisciplinar entre os eixos, por meio de projetos, pesquisas de campo, atividades temáticas, atividades práticas, rodas de reflexão, debates, entre outros, que funcionam como alicerces para a construção de saberes complexos, não fragmentados. Isso implica no fato de que o intuito educacional do CEEB não é a transmissão e memorização de conteúdo, mas que o aluno seja capaz – com o auxílio do educador – de desenvolver suas competências individuais, compreendendo no que o conhecimento se aplica na vida, na sociedade e na natureza.

Para entender melhor, veja a descrição de cada eixo:
BarcoInfograficoFinal

LINGUAGEM

No eixo de linguagem, estão os conteúdos vinculados à língua portuguesa e inglesa (esta última, apenas a partir dos 5 anos). Contudo, mais do que isso, o eixo de linguagem desenvolve com os educandos ferramentas para comunicação e interpretação, levando em conta a língua enquanto manifestação pessoal, histórica e cultural. As atividades de linguagem também têm como intuito o desenvolvimento da empatia pelo diálogo e pela escuta. Palavras-chave: empatia, diálogo, cultura, expressão.

LÓGICA – MATEMÁTICA

Esse eixo trabalha com o conhecimento pelo raciocínio e visa observar os fenômenos concretos e transpô-los para a linguagem abstrata, além de propor resoluções para problemas e situações práticas, a partir de conceitos da linguagem matemática e da lógica. É um eixo de grande importância para o desenvolvimento do pensamento crítico, do questionamento e da autonomia para procurar soluções, bem como para compreensão espacial e temporal. Palavras-chave: Raciocínio, pensamento crítico.

NATUREZA E SOCIEDADE

O eixo de Natureza e Sociedade trabalha conteúdos vinculados a ciências humanas e naturais, mas também a percepção dos educandos sobre si mesmos: enquanto seres humanos, integrados à natureza, e seres históricos, integrados à comunidade. No projeto CEEB, a partir desse eixo, os alunos desenvolvem, por exemplo, atividades como roda de “auto história”; observação e catalogação de pequenos nichos de ambiente dentro da escola e na comunidade e de todos os seres que os compõem. Palavras-chave: Integração, Pesquisa.

SAÚDE

O eixo de Saúde, no CEEB, tem como objetivo o desenvolvimento da consciência, do cuidado e do bem querer ao próprio corpo, e é trabalhado por meio de atividades lúdicas que estimulam a prevenção de doenças; levam à observação sobre a alimentação e sobre a higiene – sua e do ambiente –, e desenvolvem coordenação, percepções sensoriais, ritmo, agilidade, direção e localização por meio de exercícios físicos. Palavras-chave: Corpo, Bem estar, Habitat.

EXPRESSÃO

É nesse eixo que estão incluídas as atividades de artes (literatura, desenho, pintura, teatro, música, canto), de brinquedoteca e de contação de histórias. O eixo de expressão permeia todos os outros, e sugere ao educando outras vias de aprendizado, como o sentimento. Palavras-chave: liberdade, criatividade, sentido, sentimento, beleza.

VALORES HUMANOS – eixo central

Esse eixo é trabalhado em projetos especiais e no cotidiano da escola, em todos os outros eixos, por meio do estímulo à reflexão sobre si, sobre o outro e sobre suas ações no grupo. Os valores humanos são elementos que ajudam o indivíduo a melhor se relacionar consigo, com o meio e com o mundo. No CEEB, entendemos que a educação não se destina somente para ganhar a vida, mas para a própria vida. Daí a importância central dos valores humanos, uma vez que deles derivam a ação de cada um. Valores-chave: amor, paz, verdade, não violência, sabedoria.

AVALIAÇÃO

A partir dos eixos, são estabelecidas metas para cada turma – semanais, semestrais e anuais. Essas metas nos servem como parâmetros de avaliação e monitoramento da evolução de cada grupo. No CEEB, ao longo de cada semestre, ocorrem avaliações, num processo contínuo de acompanhamento de aprendizagem dos conteúdos, de costumes, valores e atitudes, o que também permite revisão constante, idas e retornos. Sem utilizar provas, as crianças são avaliadas em seu cotidiano conforme seu crescimento, demonstrado na socialização e no domínio das atividades realizadas.
É a partir da observação dos avanços das crianças que os professores avaliam o alcance das metas – tanto as semanais, quanto as semestrais e anuais. Esse alcance de metas por parte das crianças reflete também, na visão pedagógica da instituição, o desempenho da equipe.