Notícias

Conheça mais sobre os projetos do CEEB em 2016

Não existe ensino sem pesquisa, já dizia o mestre Paulo Freire. No Projeto CEEB, essa também é uma máxima: a escola é um celeiro de investigação, afinal aprender e ensinar requerem uma postura de pesquisador.

Por isso, em 2016, foram vários os projetos desenvolvidos pelas crianças em parceria com os educadores. A partir dessa metodologia de projetos, perene na cultura do CEEB, é possível instigar as crianças a investigarem temas de seu interesse. O que importa é o processo, cheio de aprendizado e descobertas!

Na Semana CEEB, que ocorreu em agosto por ocasião do aniversário da escola, os alunos não apenas celebraram os sete anos de existência da instituição, mas aproveitaram para descobrir mais sobre essa trajetória. Teve reinterpretação da letra do hino da escola, construção de uma linha do tempo do CEEB, entrevistas com funcionários, jornal mural das atividades da semana, construção de um dicionário de valores humanos, além de uma homenagem à querida coordenadora pedagógica Dra. Adair Martins, que faleceu neste ano. Ao final, todos construíram uma grande exposição pelo espaço, contando essa história e refletindo sobre a missão do CEEB.

Ao longo do semestre, os alunos da Educação Infantil e do 1o Ano desenvolveram o projeto “Família e Escola: uma parceria perfeita”. A proposta era aproximar a família e a escola e levar as crianças a pensar sobre os diferentes tipos de família, sobre os valores da escola, sobre o que a escola aprende com a família e vice-versa. Durante três meses, as crianças realizaram muitas atividades a partir dessas reflexões, nas mais diversas áreas (Linguagem, Lógica, Artes, Música, Inglês, Natureza e Sociedade). Ao final, foi feita uma manhã da família no CEEB, na qual as crianças apresentaram seus trabalhos e dividiram seu aprendizado com os pais e responsáveis.

Semana CEEB

Já o Ensino Fundamental trabalhou o projeto “A Diversidade na Educação”, mostrando que a educação vai muito além da sala de aula. A turma do 2o Ano focou em Conto e Reconto, instigando a leitura e criatividade a partir da reinterpretação das histórias. O 3o Ano, por sua vez, focou na área da nutrição com o pro
jeto Alimentação e Saúde. Já o 4o Ano desenvolveu jogos educativos, comprovando que aprender deve sim ser muito divertido.

Mas não parou por aí! Teve também uma manhã poética, para a disciplina de Língua Portuguesa. Nesse dia, os alunos do 6o Ano recitaram, cantaram e encenaram poemas para as demais crianças, do magnífico Carlos Drummond de Andrade, excelentíssimo poeta modernista da Literatura Brasileira.

Outra atividade que mobilizou a escola foi o campeonato de futebol e queimada, organizado pelo professor de Educação Física, para todas as turmas a partir do 2o Ano. Os grandes vencedores nas duas modalidades foram as crianças do 4o Ano B, mas todos receberam prêmios de participação. Foi assim que fechamos o ano com chave (e medalhas) de ouro!

Deixe seu Comentário