Notícias

Obrigado, CEMAR! – Projeto CEEB ganha novas salas e laboratório de informática equipado

Uma educação transformadora se constrói a partir de muitos sonhos – e com muitas mãos. No dia 6 de março, o Projeto CEEB celebrou mais uma conquista, desta vez alcançada graças à parceria com a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão). Na ocasião, foram inauguradas as salas de aula viabilizadas pelo Programa Energia Social CEMAR, no qual a Companhia investiu cerca de R$ 460 mil para a construção de novos espaços. Ao todo, o CEEB recebeu:

  • três salas de aula;
  • dois vestiários com três sanitários em cada (masculino e feminino);
  • um vestiário com acessibilidade, equipado com 1 sanitário, corrimão para segurança e um chuveiro;
  • e um laboratório de informática com 20 computadores.
Inauguração das salas

Inauguração das salas

A cerimônia contou com a presença de diretores, funcionários, alunos e familiares do CEEB, bem como do presidente da Associação Francisco Cândido Xavier (mantenedora do Projeto CEEB), Jorge Hadad Sobrinho, e dos representantes da CEMAR, Janaína Souza, Camila Ribeiro Barros e Joaquim Milhomem. Também compareceram autoridades e empresários de Santa Inês, membros do conselho tutelar da cidade e imprensa local.

Durante o evento, a Sra. Maria Antonia, mãe da aluna Geyzanny (5º ano), ressaltou a importância do CEEB para a comunidade. Aliás, o impacto positivo do Projeto CEEB na região foi um dos critérios levados em conta no processo de seleção do edital. “Eles foram escolhidos exatamente pela integridade”, disse Joaquim Milhomem, gerente de relacionamento com os clientes da CEMAR.

Para o diretor administrativo do CEEB, Miguel Hadad, a parceria foi de fundamental importância para a manutenção e aprimoramento das atividades da escola. A cada ano, o CEEB tem o compromisso de aumentar o número de crianças beneficiadas – a ideia é que, até 2020, o projeto esteja funcionando com 550 alunos. Isso implica na constante ampliação da infraestrutura física e de pessoal. Além disso, o projeto é filantrópico e totalmente gratuito para as famílias – sua existência só é garantida com o apoio de pessoas físicas e jurídicas que, como a CEMAR, percebem o potencial e a seriedade do trabalho desenvolvido.

O sincero agradecimento do CEEB veio na voz das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental que cantaram uma paródia em homenagem à parceira:

Cemar energia

Cemar colaboração

CEEB agradece vocês de montão

Ficamos felizes

Ao ver essas salas

Muito bonitaaaas

E bem equipadas

 

Tecnologia aliada à aprendizagem

As salas de aula, banheiros e vestiários possibilitaram que, a partir de 2015, o Projeto CEEB recebesse 50 novas crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santa Inês. Todavia, a aquisição que mais empolgou os alunos foi, sem dúvida, o laboratório de informática.

Laboratório de Informática

Previsto desde a fundação da escola, o laboratório era um sonho que demorou a se realizar por falta de recursos. Agora, a ideia é que este seja um importante espaço de apoio aos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Como o ensino no CEEB prioriza um processo de aprendizagem ativo – em que as crianças empreendem seus próprios percursos, pesquisas e temas de interesse –, os computadores serão ferramentas essenciais para potencializar o aprendizado, abrindo possibilidades e horizontes que não poderiam ser vislumbrados sem a tecnologia.

Afinal, como afirmava Paulo Freire, patrono da educação brasileira, o aprendizado ocorre quando o aluno é levado a compreender o que acontece ao seu redor, a fazer suas próprias conexões e a construir um conhecimento que faça sentido para sua vida. A tecnologia é mais um instrumento para que isso ocorra, sendo assim, companhia benvinda à personalização do ensino, característica já presente no projeto pedagógico do CEEB.

Outras reformas

No início das aulas no CEEB em 2015, os funcionários tiveram outra surpresa: tanto a sala dos professores, quanto a cozinha foram reformadas e ampliadas. Tal obra foi realizada com recursos da Associação Francisco Cândido Xavier, mantenedora do projeto CEEB. Agora, a nova sala dos professores proporciona mais conforto aos profissionais e conta com computadores, três banheiros e um vestiário. Já na cozinha foram feitos reparos e o encanamento de gás foi aterrado, tornando o ambiente mais seguro para os profissionais que garantem a deliciosa comida da criançada.

Veja a galeria de imagens da inauguração e assista ao vídeo neste link:  Parceria CEMAR – CEEB

Compareceram ao evento o presidente da AFCX e representantes da CEMAR

Compareceram ao evento o presidente da AFCX e representantes da CEMAR

Funcionários, alunos, pais e autoridades de Santa Inês comparaceram

Funcionários, alunos, pais e autoridades de Santa Inês comparaceram

As cerimonialistas Majoane e Magdalena

As cerimonialistas Majoane e Magdalena

Apresentação do hino da escola e do Brasil

Apresentação do hino da escola e do Brasil

Homenagem à CEMAR, cantada pelas crianças do 5º ano

Homenagem à CEMAR, cantada pelas crianças do 5º ano

 

2 Respostas

  1. João Cruz dos Santos Neto

    Como é bom ver que o CEEB é uma realidade que transforma vidas em Santa Inês – MA. Agradecemos aos colaboradores por fazer esse projeto dar condições de uma educação transformadora. Aqui fazemos a diferença!

Deixe seu Comentário