Notícias

Primeira Feira de Ciências do Projeto CEEB

A primeira edição da Feira de Ciências do Projeto CEEB aberta à comunidade foi norteada por trabalhos que exploraram o tema “Preservação e Valorização do Meio Ambiente”. Realizada no mês de outubro, na própria escola, a atividade foi fruto de pesquisas feitas ao longo do ano e buscou explorar os potenciais científicos de cada aluno.

Com cartazes, maquetes, amostras científicas e informativos sobre a experiência de viver, trabalhar e preservar o ambiente rural e urbano, além de explicar como respeitar e preservar um ambiente saudável, os alunos refletiram e buscaram conscientizar a população local acerca dos impactos ambientais gerados a partir de práticas que agridam a natureza.

As crianças se empenharam e mostraram criatividade na hora de apresentar os resultados de suas pesquisas. No evento, eles produziram cenários e roupas para ilustrar suas descobertas e, ao receberem os convidados, não hesitavam em explicar os experimentos.

Os alunos do 3º ano A se concentraram no subtema Plantas Medicinais, ao passo que o 3º B desenvolveu pesquisas sobre Embalagens e sua Degradação. Enquanto o primeiro grupo mostrou os benefícios das plantas e serviu chás, o segundo trouxe quadros com amostras de materiais e dados sobre poluição da Terra com materiais degradáveis a longuíssimo prazo. Engajados, os alunos chegaram até a empreender uma campanha na comunidade, propondo o não uso de fraldas descartáveis.

O 4º ano, por sua vez, realizou pesquisa extensa sobre o ambiente de Santa Inês. Na feira, a turma apresentou maquetes, cartazes e explicações sobre como viver, trabalhar e preservar o ambiente rural e urbano, respeitando e incorporando hábitos sustentáveis.

O ensino por projetos, empreendidos a partir da curiosidade das próprias crianças, está na essência do trabalho desenvolvido na escola. Tais projetos ajudam os alunos a compreender conceitos e permitem o desenvolvimento de uma série de competências, como liderança, criatividade, capacidade de resolver problemas e trabalhar em grupo.

Veja algumas imagens:

 

Feira de Ciências Feira de Ciências Feira de Ciências

Feira de Ciências

 

Deixe seu Comentário